PUBLICIDADE

Setor madeireiro teme ‘estagnação’ com proibição do desmatamento

PUBLICIDADE

Entidades do setor madeireiro temem que o segmento seja prejudicado com a proibição da retirada de toras, pelo decreto do Governo Federal que proíbe abertura de áreas em 19 municípios mato-grossenses apontados entre os maiores desmatadores do país.
O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), José Eduardo Pinto, alegou que o setor pode sofrer uma nova estagnação, porque Alta Floresta, Marcelândia, Juína e Juara, de onde sai considerável quantidade de toras, foram inseridas na lista de desmatadores do Ministério do Meio Ambiente. “A única forma de combater o desmatamento é com planos de manejo, que autoriza a exploração seletiva, e como já há uma escassez na liberação, agora vai se agravar”, detalhou, ao Só Notícias.

Segundo José Eduardo, uma carta aberta foi elaborada pelo setor e deve ser encaminhada para o governo e órgãos competentes (Ministério do Meio Ambiente e Ibama)

Na semana passada, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, esteve em Sinop e cobrou o comprometimento do segmento em combater o desmate ilegal. Também foi enfática em afirmar que o decreto continuará valendo em toda essa região.

Alta Floresta, por exemplo, está entre os 10 maiores produtores de madeira do Estado. No ano passado, também teve aumento de 30% nas exportações, em relação a 2006.
A atividade madeireira é a base da economia de dezenas de cidades na região Norte sendo responsável por mais de 15 mil empregos diretos

(Atualizada às 15:43hs)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE