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Intenção de compras crescerá até março, aponta pesquisa

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O alongamento dos prazos de crediário e a redução de taxas cobradas no varejo ao longo de 2007 provocaram um aumento da intenção de compra dos consumidores no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com pesquisa realizada pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), 56,6% dos entrevistados pretendem realizar compras de itens duráveis entre janeiro e março de 2008. No mesmo período de 2007, 45,2% dos consumidores tinham a intenção de adquirir algum produto desse segmento.

Segundo o estudo, feito com 500 consumidores na cidade de São Paulo, o percentual deste trimestre ficou um pouco abaixo da intenção de compra registrada entre outubro e dezembro de 2007, período que incluiu o Natal. No trimestre passado, 61,2% dos entrevistados pretendiam fazer compras de itens duráveis. “As condições para compra estão mais favoráveis. O alongamento dos prazos, a queda das taxas e o aumento da renda reduzem o endividamento do consumidor. O resultado deste trimestre reflete o ambiente de otimismo de 2007”, afirmou o coordenador-geral do Provar, Claudio Felisoni.

A intenção de compra deste trimestre, porém, não fica acima de patamares de 2006, de 62,8%; de 2005, quando atingiu 59,2%, nem de 2003, de 65,2%. Desde o início da apuração referente ao período de janeiro a março, em 2003, o índice é superior apenas ao primeiro trimestre de 2004, com 43,9%.

De acordo com a pesquisa deste ano, realizada em parceria com a consultoria Canal Varejo, o segmento de cine e foto registrou o maior porcentual das intenções de compra dos consumidores, de 12,4%. Material de construção e informática também foram destaque na lista de opções de compras dos entrevistados, respondendo por 7,8% e 7,6% do total da lista, que inclui também eletroportáteis cama, mesa e banho, móveis, automóveis e motos, linha branca, eletroeletrônicos e telefonia.

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