Segmento que abriu 2.375 vagas no mercado de trabalho ano passado, o setor de prestação de serviços foi o responsável pelo maior número de novas empresas na maior cidade da região Norte. A confirmação é da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração que concluiu o levantamento do total de empreendimentos instalados. Dos 597, somente para os serviços foram 321, ou seja, mais de 50%.
De acordo com a secretária Rosana Martinelli, o município consolidou-se como um pólo deste setor, que envolve saúde, ensino, instituições financeiras, entre outros. Em sua avaliação, Sinop atrai mais empresas do gênero por estar inserida em uma região estratégica no Estado. Moradores de cidades próximas vêm a Sinop buscar atendimentos na área.
“Justamente porque somos pólos e várias cidades dependem daqui. Na prestação entram os dentistas, médicos, consultórios, clínicas e Sinop é um pólo tanto educacional como na saúde, por isso que se destaca”, declarou, ao Só Notícias.
Outros setores também contribuíram para o fortalecimento da economia sinopense. Ao todo, 186 empresas ligadas ao comércio varejista se instalaram. No atacadista foram 35. Para as indústrias, 55.
Importantes investimentos estão sendo confirmados no município. Nesta semana, o de um grupo de varejista e atacadista, que deve injetar de R$25 a R$30 milhões. Estão com área definida e aguardam agilização do processo burocrático. A expectativa é que estejam operando ainda no primeiro semestre.