Levantamento feito pela Agência Rural na primeira quinzena deste mês mostrou que 52% da safra de soja 2007/08 foi comercializada no país, ante 46% na mesma época do ano passado. Em dezembro, a comercialização era de 48% da safra, prevista em 62,4 milhões de toneladas.
De acordo com a consultoria, o avanço das vendas não foi maior por conta dos feriados prolongados do final do ano passado e da aproximação do período de colheita, que geralmente faz os produtores reter as vendas.
No Mato Grosso, onde já existe soja da nova safra disponível em algumas praças, a comercialização chegou a 73%, de acordo com a AgRural, ante 66% no ano passado. O outro destaque fica por conta dos Estados do Maranhão e Piauí, que já negociaram 67% da produção. Na Região Sul, foi registrado um avanço de apenas dois pontos porcentuais, tanto no Paraná quanto no Rio Grande do Sul, que registraram 50% e 25% da produção vendida até agora.
A consultoria explica que a diminuição do ritmo no Sul foi provocada pelo aumento das cotações da soja na bolsa de Chicago. “Com o bom desempenho das cotações futuras, os produtores estão deixando para voltar aos negócios quando estiverem com o produto nas mãos”, ressalta o relatório da empresa.