Reclamações do descumprimento do tempo máxima de espera em filas de bancos estão sendo analisadas pelo Procon de Alta Floresta. O coordenador Valdeci Nascimento declarou, ao Só Notícias, que a fiscalização deve ser retomada nos próximos dias, com o recolhimento das senhas em que são informados os horários de chegada e atendimento dos clientes.
Em alguns meses de 2007, foram registradas até 80 denúncias do descumprimento à lei, que determina o tempo máxima de espera em 20 minutos. O número, segundo Nascimento, é preocupante.
Ano passado, algumas agências foram notificadas e multadas. Somente em uma das ações, o Procon aplicou cerca de R$ 100 mil em multas administrativas, devido as infrações, que são constatadas por meio das senhas de atendimento, recolhidas semanalmente pelo órgão. Urnas foram instalas em todas os bancos para que os clientes possam depositar as senhas com horários de entrada e atendimento.
O Ministério Público também entrou com ação exigindo o cumprimento da lei. Uma liminar foi concedida determinando multa diária de R$ 1 mil para cada cliente que fosse lesado.