Nesta safra, em função do atraso das chuvas, sobretudo em Mato Grosso, segunda maior produtor do país, existe grande indefinição quanto à área a ser plantada. Com níveis de produtividade dentro dos parâmetros normais, ocorrerá uma produção na primeira safra de 38.016,1 mil toneladas e, acrescentando o prognóstico da segunda safra, (15.353,0 mil toneladas), totaliza-se 53.369,0 mil toneladas, segundo a Conab.
O quarto levantamento realizado indica uma área plantada em 9.647,5 mil hectares em 2007, 1,6% maior que a safra anterior, quando foram colhidos 9.493,9 mil hectares no país. O aumento é justificado pelos bons preços do produto, face ao forte crescimento da avicultura/suinocultura e das exportações.
Esse crescimento só foi limitado pelos bons preços do principal produto concorrente, a soja, que também apresenta crescimento de área. O plantio da safrinha de milho ocorre a partir do final de janeiro, concluindo-se em meados de março. Esta segunda cultura de milho é semeada, em sua maior parte, em áreas cultivadas com soja. As informações são da Conab.