Após um início apático, o período natalino deste ano registrou em sua reta final um bom volume de negócios no comércio local. A avaliação é da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra. Segundo a secretária executiva da ACITS, Rosinei Caparroz Bezerra, as vendas podem ter atingido um incremento de até 15% em relação ao ano passado. Os grandes destaques nos negócios, segundo Rosinei, foram os bens duráveis, como eletrodomésticos, refrigeradores e até mesmo automóveis. Pacotes de viagens também tiveram boas vendas.
Havia uma certa preocupação entre os lojistas em torno dos resultados deste final de ano, já que o período veio precedido da crise global de 2008. Para a secretária executiva da Acits, diante do cenário que se esperava, a expectativa pós-crise era de muito receio por parte do consumidor. “Mas não foi isso que vimos. O consumo seguiu aquecido e tudo indica que teremos incremento”, observou. Rosinei Caparroz Bezerra considera que o hoje consumidor compra melhor, pensa muito bem antes de realizar qualquer negócio e é mais criterioso ao assumir prestações. “O consumidor aprende a comprar melhor ano após ano”, completou a secretária.
Entre os lojistas também há um clima de contentamento com os negócios natalinos. Há quem comemore metas alcançadas e marcas superadas, mas há quem situe as vendes deste Natal no mesmo patamar do ano passado. “Se já não é fácil manter as vendas, aumentá-las é mais difícil ainda. Tem que trabalhar muito. Creio que chegamos ao mesmo patamar do ano passado”, disse a empresária Íria Girardi, proprietária de uma tradicional loja de confecções da cidade.
A lojista destaca a competitividade do comércio de Tangará da Serra, que conseguiu aliar qualidade a preços que agradam ao consumidor. “Os preços já não diferem dos da capital em muitos segmentos”, disse Íria, mencionando compras realizadas por clientes de outras cidades.
Está enganado quem pensa que trocas de mercadorias é um embaraço para o segmento comercial. Se a troca em si pode ser o “limão”, a presença do consumidor no estabelecimento é a “limonada”.
Permitir trocas de mercadorias é uma estratégia para fidelizar a clientela e, quem sabe, um bom pretexto para realizar mais vendas, já que o vendedor tem a oportunidade de oferecer e outras mercadorias acabam passando pelos olhos do consumidor. Ontem, o comércio já realizava trocas de produtos vendidos no período natalino. Ao mesmo tempo, quem chegava às lojas para realizar as trocas já podia visualizar muitos produtos em oferta. As promoções deverão seguir ao longo dos meses de janeiro e fevereiro.