PUBLICIDADE

Aeroportos de Lucas e Sinop terão melhorias para a Copa 2014

PUBLICIDADE

Uma reunião de trabalho com o objetivo de traçar um novo plano para a expansão da malha aérea regional de Mato Grosso, bem como melhorar a estrutura dos aeroportos já homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e em funcionamento. Este foi o objetivo da reunião de trabalho realizada na sala de conferência do Palácio Paiaguás, na tarde desta terça-feira, encabeçada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), com representantes dos 12 municípios do Estado que possuem aeroportos aptos a funcionar, e que contou a presença do governador em exercício, Silval Barbosa, com a secretária da Sedtur, Vanice Marques, bem como representantes de empresas aéreas e da Anac.

De acordo com Silval, com o advento da Copa de 2014 o Estado vai se transformar e é necessário estar preparado para dar suporte a essas mudanças. "Em Mato Grosso transporte aéreo não é luxo, é necessidade. Temos muitos municípios com imenso potencial turístico e econômico, mas que estão localizados há cerca de mil quilômetros de distância da capital. Se estruturamos nossos aeroportos, com certeza grandes empresas vão se interessar e começar operar com vôos diários para a capital. Esse plano é imprescindível para que possamos buscar verbas junto ao governo Federal", disse.

O representante da Anac, José Carlos Cunha, porém, disse que além da parte de comprimento e qualidade da pista de decolagem/pouso e terminal de passageiros adequado, para que um aeroporto comece a operar com vôos comerciais, é necessário atender as exigências relacionadas à segurança. "Nenhum zelo é exagerado quando se trata da segurança dos passageiros. Neste caso uma das exigências da Anac é que o aeroporto conte com uma estrutura de combate a incêndio, que engloba desde equipamentos até bombeiros militares, uma estrutura que não é nada barata", disse.

Participaram da reunião gestores e representates dos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Juína, Lucas do Rio Verde, Diamantino, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop e Tangará da Serra. Todas estas cidades são polos regionais, já possuem aeroportos homologados pela Anac e contam com atrativos turísticos, principalmente quando o assunto é ecoturismo. A viação regional é dos principais pontos a ser fortalecido para ampliação e melhoria da infraestrutura.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE