Os preços dos carros usados acumulam queda de 6,03%, entre janeiro e novembro, conforme apurou a pesquisa mensal da Agência AutoInforme, que acompanha mês a mês a evolução dos preços praticados no mercado, com base na cotação da Molicar. Considerando somente o mês passado, esses veículos tiveram leve desvalorização de 0,22%, o que sinaliza uma estabilidade nos valores, que vinham registrando fortes reduções, devido à crise econômica.
A tendência de desvalorização dos usados teve início em setembro do ano passado, quando a crise econômica começou a apresentar reflexos no país. Desde aquele mês, os preços só caíram, com exceção de fevereiro, quando houve alta de 0,12% nos preços dos usados, e agosto, com alta de 0,11%.
Diante disso, muitos comerciantes se mantêm cautelosos e não acreditam que a queda ocorrida neste ano será recuperada.
O levantamento revela ainda que os preços dos importados recuaram mais do que a média. Em novembro, eles ficaram 0,72% mais baratos.
Entre os usados que registraram as maiores quedas em novembro, estão os da Citroën (-1,41%), da Audi (-0,86%) e da Agrale (-0,62%). Por outro lado, os modelos de marcas como Volks (0,30%), Fiat (0,24%), Mitsubishi (0,16%) e Toyota (0,07%) mostraram aumento de preços.