PUBLICIDADE

Fórum de secretários municipais de Agricultura discutem ações para 2010

PUBLICIDADE

O Fórum Estadual dos Secretários de Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária e Turismo de Mato Grosso se reuniu nesta quinta-feira (10) para definir as ações que serão desenvolvidas no ano de 2010 em todo o Estado. Na ocasião foi apresentado o desenvolvimento regional do Programa Luz para Todos, pelo secretário Neldo Egon e representantes da Eletronorte e Rede Cemat. Aos secretários municipais foram disponibilizadas as versões finais dos projetos desenvolvidos pelo fórum e encaminhados pela bancada federal de Mato Grosso no Congresso para o Orçamento Geral da União de 2010 .

O secretário de Desenvolvimento Rural Neldo Egon discorreu sobre a importância dos debates e discussões para elencar as prioridades das reivindicações dos secretários em seus municípios. "Precisamos saber das demandas dos municípios e essa é uma ótima oportunidade para isso", disse. Ele também se declarou otimista com a Feira Estadual de Agricultura e Agroindústria Familiar, que deverá ser realizada em maio ou junho do próximo ano, como mais uma forma de incentivar os pequenos produtores de Mato Grosso.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios,Pedro Ferreira, destacou a importância da união entre Estado e municípios para fomentar projetos e ajudar no desenvolvimento econômico da região. "A AMM se coloca à disposição para trabalhar junto com os secretários municipais, oferecendo apoio em ações e projetos em diversas áreas", declarou também que estará conclamando todos os prefeitos para que a feira estadual seja um sucesso .

Para promover, fortalecer e divulgar a agroindústria familiar foi criado um projeto e definido as parcerias do governo federal, estadual e municipal com a iniciativa privada para a realização da Feira no Estado de Agricultura e Agroindústria Familiar com a participação de representantes de vários segmentos do setor. A idéia do projeto da feira estadual foi apresentada pelo consultor do Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi e ex-prefeito de Crissiumal (RS), Walter Heck, aos representantes do Fórum. "Precisamos nos unir e fazemos uma análise do esforço para que todos participem e promovam o desenvolvimento sustentável local e com essa feira muitas experiências poderão ser apresentadas, e casos de sucesso também", pontuou.

Presentes na reunião o secretário adjunto de Agricultura familiar, Jilson Francisco da Silva, o secretário adjunto da Secretaria Estado do Meio Ambiente (SEMA), Salatiel Araújo, o gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM e coordenador do Fórum, Edson Justino dos Reis e demais representantes do governo do Estado, do Banco do Brasil, Sicredi, Banco da Amazônia, Rede Cemat e Eletronorte. Também com a participação efetiva nas discussões no encontro secretários dos municípios de Alto Araguaia, Vila Rica, Nova Ubiratã, Alto Boa Vista, Santo Afonso, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Pontes e Lacerda, Castanheira, Aripuanã, Água Boa, Cuiabá, Guiratinga, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Nova Mutum, Cáceres, Nova Monte Verde, entre outros.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso tem mais de 3,2 mil aberturas de empresas em 9 meses

O município de Sorriso ganhou 3.225 novas empresas, de...

Inflação em Sinop tem aumento, aponta CISE

A taxa de inflação medida pelo Índice de Preços ao...

Preço de alimentos sobe em Sinop e cesta básica chega a R$ 848,75

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...
PUBLICIDADE