O consumo de álcool combustível deverá cair em janeiro com o aumento no preço do produto por causa de problemas na safra de cana-de-açúcar, a previsão é do vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz.
“A venda de álcool deverá cair agora em janeiro em razão do aumento do preço, decorrente de problemas de safra provocada pela chuva, e que faz com que o consumo do produto só leve vantagem sobre a gasolina, no que diz respeito ao preço, em seis estados da federação. Ainda assim, em 80% do ano foi mais vantajoso para os usuários consumirem o álcool do que a gasolina", disse.
Vaz disse ainda que o mercado de álcool combustível deverá fechar o ano com 98,1 bilhões de litros comercializados. O combustível responde atualmente por 55% das vendas destinados aos veículos leves.
“Essa é uma tendência que veio para ficar. Basta lembrar que 94% dos veículos comercializados no país este ano eram flex [movidos tanto a gasolina como a álcool] e que em 80% dos 365 dias do ano o preço do álcool esteve mais em conta do que o da gasolina”, disse Alísio Vaz, vice-presidente do Sindicom.
Juntos, a comercialização do álcool hidratado (vendido nos postos) e a o álcool anidro (que é adicionado à gasolina), totalizaram 22,9 bilhões de litros comercializados em 2009, contra os 18,9 bilhões relativos à venda da gasolina, que permaneceu praticamente estável em relação a 2008 – com alta de apenas 0,1% em relação a 2008.