Uma lei aprovada na Assembleia Legislativa e já sancionada pelo governo deve auxiliar na promoção do turismo em Mato Grosso. A lei de número 9.261 cria a lista e denomina os 50 principais pontos turísticos. A responsabilidade em elaborar o material ficará a cargo da Secretaria de Desenvolvimento de Turismo (SEDTUR). A divulgação do material deve ocorrer em nos meios de comunicação bem como em panfletos, cartazes e demais instrumentos.
De acordo com a publicação, a relação deverá ser atualizada todos os anos em data definida pela secretaria, respeitando um sistema de votação que deverá acontecer no site do governo do Estado, em um período de trinta dias. O governo também precisará disponibilizar um telefone gratuito pelo qual o turista poderá esclarecer Duvidas.
No Estado, várias opções costumam atrair turistas de todas as partes do país. Entre elas está o parque de Chapada dos Guimarães, onde está a cachoeira Véu de Noiva. Nobres, com as cavernas e grutas de água cristalina também mostra-se uma boa pedida ao viajante. Os fãs dos esportes radicais também podem encontrar em Mato Grosso rios para a prática de canoagem, rafting.
Para quem gosta de esportes de aventura, Mato Grosso oferece várias opções. Há muitas estradas de terra para serem exploradas via trekking, off-road e motocross, rios e grutas de águas cristalinas, ideais para mergulho, cachoeiras e rios para fazer travessias. Na lista de opções encaixam-se também as pousas localizadas ao Norte do Estado, o Pantanal, e demais trajetos.