Com exceção do setor supermercadista, a adesão do comércio ao feriado desta sexta-feira, dia da Consciência Negra, mostra-se total em Nova Mutum. Entretanto, as indústrias de transformação, assim como algumas empresas que não trabalham diretamente com o público, mantêm os serviços internos. O feriado de hoje é em respeito à Lei Federal nº 9.093 de 19 de dezembro de 1995 e ao Decreto Estadual nº 1743 de 19 de dezembro de 2008.
O presidente da ACENM, José Chemin, criticou o número de feriados que o segmento teve que cumprir no decorrer deste ano. Segundo ele, foram várias sextas e segundas que o comércio teve que fechar as portas, o que acaba causando prejuízos. “Os comércios que, apesar do feriado, abrirem as portas hoje , terão que pagar hora extra para seus funcionários ou então negociar o dia trabalhado por folga em outra ocasião”, falou.
O prefeito Lírio Lautenschlager assinou no início de novembro decreto municipal que regulamentou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta sexta-feira. De acordo com o decreto, as atividades referentes aos serviços públicos essenciais foram organizadas e estão sendo executadas em conformidade com as determinações de cada secretaria.