Quem vai fazer as tradicionais contratações de fim de ano deve tomar alguns cuidados. A orientação é da Assistente Social especialista em Recursos Humanos, Faira Olívia Strapazzon do Carmo, que é diretora da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES). Ela xplica que o primeiro passo é levantar o perfil do candidato para verificar se é compatível com a vaga. Em seguida, deve-se treinar o novo funcionário para a função que vai exercer. “É bom tomar esses cuidados porque, embora o funcionário seja temporário, o cliente espera ser atendido da melhor forma possível, independente do tempo de contratação”, esclarece.
Outro lembrete é para que a contratação seja feita dentro do que determina a CLT. Segundo Faira, o colaborador temporário deve ter a carteira assinada em regime de contrato temporário, a fim de evitar problemas com fiscalizações e com possíveis acidentes no trabalho.
Para que todo o processo dê certo, a especialista destaca que é importante fazer a seleção de funcionários com antecedência, pois, além de entrosá-lo com a equipe, o empresário deve oferecer um treinamento especifico sobre o trabalho ao novo colaborador. Para o funcionário temporário, Faira sugere que aproveite a oportunidade para adquirir conhecimento, que tenha um bom relacionamento com os colegas de trabalho e muita disposição. “O empregador observa muito o desempenho e o comprometimento nesse período. Isso pode tornar uma vaga temporária em uma promissora oportunidade profissional”, finaliza.