A Açometal, empresa sediada em Sinop, Rondonópolis e Tangará da Serra, foi premiada no 12º Prêmio Finep (Financiadora de Estudos e Projetos de Inovação) por ter desenvolvido telhas e termoacústicas para redução de ruídos e calor, assim como do consumo de energia. A empresa tem desenvolvido pesquisas para a elaboração de um novo produto (painel termoacústico) baseado em matérias-primas de celulose reciclada, fazendo um trabalho junto aos produtores de grãos de Mato Grosso e escolas para o aproveitamento da celulose para fabricar painéis.
O empresário Antonio Contini, sócio-proprietário da empresa, disse que a conquista é “espetacular” para toda a equipe da Açometal, a quem atribuiu o sucesso do novo produto. “Nossa felicidade é imensa por sermos das 571 empresas inscrtas, 13 foram finalistas. Fomos o 2º em nossa categoria e a única empresa privada de Mato Grosso a ser premiada”, comemorou.
Contini disse que a telha termoacústica é um produto genuinamente mato-grossense. “Nossa equipe que desenvolveu a máquina para fabricar este produto. Só na parte tecnológica foram 6 meses de trabalho, na unidade de Rondonópolis. Foram feitos testes durante 4 meses e hoje temos uma considerável produção em escala. Esta telha tem sido um sucesso de vendas para a empresa e contribui com nova demanda mundial, ajudando a reduzir a temperatura externa ao ambiente trazendo diminuição no consumo de energia, mais conforto e melhor qualidade de vida”, disse.
A Açometal utiliza aço zincalume, telhas de aço em geral ou pré-pintadas para fabricar a termoacústica. É composta por uma camada de aproximadamente 30 milímetros de isopor (EPS) e revestida com película (Tyvek), importada dos Estados Unidos e fabricada pela Dupont. A fábrica tem capacidade de produzir 3,2 mil metros quadrados em uma jornada de 8 horas. Atualmente, está sendo comercializada em Mato Grosso e diversos Estados.
“O calor diminui muito nos ambientes com esta telha e onde ela é instalada dispensa a necessidade de colocar forro”, explica Contini. Recentemente, a Açometal comercializou uma grade quantidade destas telhas para uma companhia de alimentos construída em Lucas do Rio Verde.