PUBLICIDADE

Açometal ganha prêmio Finep de inovação por fabricar telha termoacústica

PUBLICIDADE

A Açometal, empresa sediada em Sinop, Rondonópolis e Tangará da Serra, foi premiada no 12º Prêmio Finep (Financiadora de Estudos e Projetos de Inovação) por ter desenvolvido telhas e termoacústicas para redução de ruídos e calor, assim como do consumo de energia. A empresa tem desenvolvido pesquisas para a elaboração de um novo produto (painel termoacústico) baseado em matérias-primas de celulose reciclada, fazendo um trabalho junto aos produtores de grãos de Mato Grosso e escolas para o aproveitamento da celulose para fabricar painéis.

O empresário Antonio Contini, sócio-proprietário da empresa, disse que a conquista é “espetacular” para toda a equipe da Açometal, a quem atribuiu o sucesso do novo produto. “Nossa felicidade é imensa por sermos  das 571 empresas inscrtas, 13 foram finalistas. Fomos o 2º em nossa categoria e a única empresa privada de Mato Grosso a ser premiada”, comemorou.

Contini disse que a telha termoacústica é um produto genuinamente mato-grossense. “Nossa equipe que desenvolveu a máquina para fabricar este produto. Só na parte tecnológica foram 6 meses de trabalho, na unidade de Rondonópolis. Foram feitos testes durante 4 meses e hoje temos uma considerável produção em escala. Esta telha tem sido um sucesso de vendas para a empresa e contribui com nova demanda mundial, ajudando a reduzir a temperatura externa ao ambiente trazendo diminuição no consumo de energia, mais conforto e melhor qualidade de vida”, disse.

A Açometal utiliza aço zincalume, telhas de aço em geral ou pré-pintadas para fabricar a termoacústica. É composta por uma camada de aproximadamente 30 milímetros de isopor (EPS) e revestida com película (Tyvek), importada dos Estados Unidos e fabricada pela Dupont. A fábrica tem capacidade de produzir 3,2 mil metros quadrados em uma jornada de 8 horas. Atualmente, está sendo comercializada em Mato Grosso e diversos Estados.

“O calor diminui muito nos ambientes com esta telha e onde ela é instalada dispensa a necessidade de colocar forro”, explica Contini. Recentemente, a Açometal comercializou uma grade quantidade destas telhas para uma companhia de alimentos construída em Lucas do Rio Verde. 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE