Um diagnóstico do Ministério do Trabalho aponta que a prestação de serviços em Sinop foi o setor que mais se destacou na geração de empregos de um ano para outro. A comparação é entre janeiro a setembro de 2009, frente ao mesmo período do ano passado no desempenho do comércio, construção civil e a agropecuária, que constituem importantes bases econômicas do município. Só Notícias apurou que, embora alguns segmentos tenham gerado mais vagas de trabalho que outros, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados levou em consideração, principalmente, a variação, ou seja, o resultado que se encontra a partir da diferença entre as contratações e demissões.
Em Sinop, o incremento no número empregos entre 2008 e 2009 foi de 7,36% na prestação de serviços, sendo esta única variação positiva identificada na pesquisa. O saldo de vagas aumentou de 326 para 350 entre um ciclo e outro.
No comércio, por outro lado, o saldo até o final de setembro neste ano chegou a 175. Um ano antes, somou 703, o que representa uma queda de 75%. Na construção civil, também houve baixa na variação. A queda entre um ano e outro chegou a 24,3%. Já no agronegócio as vagas abertas foram 25% menores para a mesma época analisada. Isto levando-se em conta também a saldo neste setor.
Se a estatística for observada de maneira diferente, isto é, apenas com a ênfase para este ano, a prestação de serviços ainda continua destacando-se. Seu resultado configurado entre janeiro a setembro elevou-a a condição de maior geradora de empregos em Sinop.