A cidade de Vera faz parte das 31 onde será feito o censo populacional, ano que vem. A estimativa para este ano foi de 9.502 mil habitantes, conforme dados IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o coordenador de área, Nilson Santana Filho, o trabalho é "árduo e precisamos nos unir com todas as lideranças locais para apurar os números é uma trabalho que não depende somente da administração municipal e sim de todos os líderes da cidade".
Ele se reuniu com o secretário de Governo Geraldo Junior Camilo (Juninho), o secretário de Administração e Finanças, Roberto Dambros, o de Educação Manoel Stahischmidt, o vice-presidente da CDL- Câmara Dirigentes Lojistas de Vera, José Konzen, e o cereador Antonio Penafiel, representando a câmara, para detalhar a forma como será feita a coleta.
Para iniciar o trabalho em Vera, haverá concurso simplificado para selecionar 9 recenseadores, supervisor, agente censitário municipal (gestor). O salário varia de R$ 700 a R$ 1.150. O concurso será no dia 13 de dezembro e a contratação está prevista para março de 2010. Os trabalho iniciam no dia 1º de agosto.
O prefeito Moacir Giacomelli pediu empenho nos trabalhos. "Nós estamos na expectativa de um trabalho sério, os dados vão estar nas mãos dos agentes. Esperamos um aumento na nossa população. Nossa previsão é que o município esteja com uma população de aproximadamente 10.500 mil habitantes", enfatizou.
O repasse de recursos do Governo Federal depende do número de habitantes. "Queremos uma comissão forte para fiscalizar esses dados, completou o secretário de Governo, Geraldo Junior Camilo