Exportadores e despachantes aduaneiros de Mato Grosso participaram do treinamento do Certificado de Origem Digital (COD), na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT). O curso promovido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN-MT) foi ontem. O intuito é tornar acessível a nova ferramenta digital para as empresas e facilitar o processo de comercialização, já que hoje o certificado é preenchido manualmente.
De acordo com o analista sênior da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Christian Mansur, o documento era feito em dois ou três dias, e com a ferramenta levará somente algumas horas. "Todas as empresas precisam se modernizar e estar antenadas às novas tecnologias. Com a simplificação do processo e agilidade da emissão deste documento através do sistema COD-CNI, os exportadores irão concorrer com preços mais competitivos, tornando-se mais eficientes, com possibilidade de conquistar inclusive novos mercados".
Gabriela Fontes, coordenadora do CIN-MT, destaca que o COD vem para acabar com os entraves burocráticos e tornar o processo de importação e exportação mais fácil e prático. "O certificado de Origem Digital pode conceder reduções ou isenções tarifárias e garantir acesso preferencial das mercadorias junto ao mercado externo, para aqueles países com os quais o Brasil mantém acordos internacionais de comércio. Até o primeiro semestre de 2010 estaremos com a assinatura digital, o que vai facilitar ainda mais esse processo".
O analista de comércio exterior participante do curso, Franco Damasceno Félix, trabalha no ramo de estofados e aprendeu com facilidade o novo sistema. "Não tem segredo. É fácil, simples e prático. O COD é a prova que o produto é genuinamente brasileiro e tem procedência, o que facilita o processo de negociação de mercadorias produzidas no Estado."
A implantação do sistema é coordenada em todo o país pela CNI, por meio da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e já foi implantado em outras localidades, como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas. Em Mato Grosso, o COD entrará em vigor a partir do treinamento.
O Certificado de Origem Digital conta com a mais moderna tecnologia de segurança de dados, garantindo o sigilo e a preservação das informações. De acordo com o analista da CNI, o próximo passo para incrementar a nova ferramenta será a disponibilização da assinatura digital, que deverá ocorrer após todos os estados brasileiros se adequarem e receberem o treinamento proposto pela instituição.