PUBLICIDADE

Mato Grosso sedia evento internacional idealizado pela ONU

PUBLICIDADE

A busca por ações inovadoras sustentáveis, que tragam benefícios à sociedade e agreguem valor aos negócios incentivou a criação do Global Forum, maior evento mundial de conversação sobre inovação da educação para a sustentabilidade. Uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), o evento surgiu no ano 2000 em um encontro promovido pelo então secretário geral Kofi Annan. Em 2008, o Global Forum chegou ao Brasil, por intermédio do Sistema Federação das Indústrias no Estado do Paraná (Sistema Fiep), e o departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) foi o responsável por expandir o evento para todas as regiões do país.

Na próxima semana, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, é a vez da região Centro-Oeste receber o evento, que será realizado em Cuiabá, no espaço Cenarium Rural. O fato de Mato Grosso ser uma das regiões brasileiras mais expressivas na produção de alimentos contribuiu para que o Estado fosse o cenário ideal para a discussão do evento, que terá o tema ‘Como a sustentabilidade agrega valor aos negócios na região que alimenta o mundo". A finalidade é reunir representantes do setor produtivo, poder público, sociedade civil e universidades para incentivar a troca de experiências e a elaboração de pré-projetos que contribuam com a sustentabilidade.

De acordo com o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Mauro Mendes, que comanda a entidade responsável por trazer o evento para o Estado, Mato Grosso tem dado bons exemplos de sustentabilidade. "Somente com a articulação entre todos os setores da sociedade é possível realizarmos ações que proporcionem o desenvolvimento sustentável. Hoje, podemos afirmar que Mato Grosso está no caminho certo, promovendo iniciativas para disseminar e aplicar uma cultura que alie o crescimento produtivo com a preservação ambiental", avalia.

No dia 9 de novembro, a partir das 14h30, empresas da região Centro-Oeste vencedoras do Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho (PSQT) apresentam seus cases de sucesso e debatem os temas Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida no Trabalho e Desenvolvimento Socioambiental. Às 19h haverá o coquetel de abertura do evento, com a presença de autoridades e do Ph.D em Psicologia Organizacional Ronald Fry, um dos criadores da metodologia ‘Investigação Apreciativa", utilizada no encontro. A participação no evento é gratuita e direcionada.

Nos dias 10 e 11, os participantes do evento se reúnem em mesas, compostas por representantes de empresas, poder público, sociedade civil e universidades, e discutem o tema por meio do método ‘Investigação Apreciativa", que permite construir conhecimento em grupo, a busca de inovação em escala, inspirada pela cooperação e aprendizagem antecipada. O processo acontece em quatro fases: descoberta – fase em que se aprecia o que as instituições têm de melhor; sonho – desafio em busca do ideal; planejamento – construção coletiva de imagens positivas do futuro; e destino – imagens positivas do futuro são sustentadas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha mais de 5,3 mil novas empresas em 9 meses

Sinop ganhou 5.354 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Ministério confirma Sorriso como município mais rico do agronegócio

O Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da...

Guarantã tem 44 vagas de empregos e em Alta Floresta 11

Empresas e indústrias de Guarantã do Norte contratam 44...
PUBLICIDADE