Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) encerraram em duas – das cinco – cidades da regional Sinop a ‘segunda etapa’ da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar, que consiste no levantamento de informações sobre diferentes variáveis, quanto a aspectos demográficos e sociais da população, educacionais, mão de obra, rendimento e espécie de domicílios.
A PNAD é executada em Nova Monte Verde (140 formulários), Carlinda (166), Sinop (97), Feliz Natal (102) e Peixoto de Azevedo (107). Nas duas primeiras localidades a coleta de dados junto às residências selecionadas já terminou. Nas demais as informações continuam a ser captadas nos meses seguintes.
Só Notícias apurou que, ao todo, serão mapeadas 612 residências. O IBGE quer saber as características demográficas, sociais (sexo, cor, condição na unidade domiciliar, posição na família e no domicílio, número na família e data de nascimento dos moradores). A PNAD pauta-se também por outras variáveis, como a educacional, com a finalidade de identificar o grau de alfabetização, escolaridade (série e grau frequentados) e nível de instrução das pessoas que não são estudantes (última série concluída e grau correspondente).
Dados referentes a mão de obra, rendimento, habitação também serão levados em conta.