A cadeia produtiva do leite volta a ser discutida em Sinop, no próximo dia 5, durante um dia de campo que será realizado na Comunidade Selene. O evento está em sua segunda edição e a expectativa, segundo o presidente da associação, Pedro Ferri, é superar a marca dos 200 participantes, entre produtores, estudantes e membros da comunidade.
Não haverá cobrança de taxas. O dia de campo é organizado juntamente com a Secretaria de Agricultura. A programação começa às 7h30, com inscrições. A partir das 8h, haverá abertura. A primeira palestra está programada para 8h30, sobre a Embrapa. O palestrante será Lineu Domit.
Às 9h, o manejo nutricional de gado de leite será tratado pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso, André Soares de Oliveira. A partir das 10h, será a vez da melhoria da qualidade genética do rebanho bovino leiteiro. O médico veterinário Cássio Ribeiro, de Uberaba (MG), conduz as conversas.
Das 13h às 14h, a palestra será sobre controle de verminose em bezerros, ministrado pelo médico veterinário e professor da UFMT, Arthur Kanadani Campos.
A última exposição será sobre boas práticas de higiene na ordenha. O professor da UFMT e também médico veterinário, Bruno Gomes de Castro, será o palestrante.
Pioneira em Sinop, a Associação Selene tem produção diária de 3,5 mil leite/dia. Atende também os municípios de Colíder, Nova Santa Helena, Itaúba e Vera. Recentemente, o laticínio começou a produzir a média de 300 litros/dia de bebida láctea e de 40 quilos/dia de queijo minas frescal.