PUBLICIDADE

Cai devolução de cheques sem fundos

PUBLICIDADE

As devoluções de cheques por falta de saldo na conta corrente atingiram 1,94%, em setembro. A taxa está 8,4% acima da registrada em igual período do ano passado (1,79%), mas é a menor desde outubro de 2008 , quando os bancos devolveram 2,01 cheques a cada cem emissões. Os dados são da Serasa Experian .

De acordo com o levantamento, no acumulado de janeiro a setembro sobre o mesmo período do ano passado, os cheques sem fundos aumentaram 13,8% , com 20.504.156 documentos devolvidos em um total de 924.954.604 compensações. Na comparação setembro e agosto, houve queda de 1% na inadimplência.

O gerente de Indicadores do Mercado da Serasa, Luiz Rabi, atribui a melhora nas condições de pagamento à recuperação do mercado de trabalho que vem sendo registrada nos últimos meses com a gradual recuperação da economia. Ele observou que o resultado indica que o país está voltando a mesma situação que tinha antes da deflagração da crise financeira internacional, deflagrada em setembro do ano passado.

"Ainda não voltamos integralmente ao ambiente anterior à crise, já que o risco de inadimplência está maior, mas a tendência é caminharmos para uma melhoria".

Na lista que indica a situação por estados, no período acumulado do ano as localidades do Norte e Nordeste ocupam o topo da lista de inadimplência. O Amapá lidera as devoluções, com 9,62%, seguido pelo Maranhão (9,41%), Acre (9%), Roraima (8,66%), Sergipe ( 8,03%) e Tocantins (6,48%).

Em sentido inverso, estão os estados do Sul e Sudeste. A menor inadimplência foi constada em São Paulo (1,72%). Em seguida aparecem o Rio de Janeiro (1,79%), Santa Catarina (1,93%) , Paraná (2,02% e Minas Gerais (2,08%).

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE