O Centro Internacional de Negócios (CIN-MT), que compõe o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), está modernizando o modelo atual de certificação de origem para oferecer o documento online em substituição ao processo manual. Em agosto, o CIN-MT começou as adaptações do processo para disponibilizar o certificado online a empresas exportadoras e despachantes aduaneiros do Estado. A previsão de pleno funcionamento é a partir de novembro.
O Certificado de Origem Digital (COD) será emitido pela internet e a implantação é feita com assessoria técnica da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Além de atestar de onde vem o produto, o documento garante reduções ou isenções tarifárias e acesso preferencial das mercadorias em países com os quais o Brasil mantém acordos internacionais de comércio. O CIN-MT é autorizado pela Associação Latino Americana de Integração e pela CNI para emissão de certificados de origem em todo país.
"A CNI inova e incrementa o atendimento às indústrias ao disponibilizar o Sistema COD para emissão online de Certificados de Origem. Com a simplificação do processo e agilidade da emissão deste documento, através do sistema COD, os exportadores irão concorrer com preços mais competitivos, tornando-se mais eficientes, com possibilidade de conquistar inclusive novos mercados. O produto com origem certificada possibilita ganhos para os exportadores, importadores e consumidores", avalia a coordenadora do CIN-MT, Gabriela Correa Fontes.
De acordo com Gabriela, o novo sistema é baseado na plataforma web, acessado através da internet a partir de qualquer computador conectado. "O processo de emissão é simples e rápido. Além disso, conta com as mais modernas tecnologias de segurança dos dados, garantindo o sigilo e a preservação das informações". Além de emitir o Certificado de Origem, o CIN-MT também irá qualificar pontos de apoio no interior do Estado para auxiliar com informações às empresas e divulgação do serviço.