Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, veterinários, agrônomos e demais profissionais ligados à pecuária de leite reúnem-se, entre hoje e sexta-feira, na sede do Sindicato Rural de Sinop, com a finalidade de elaborar as diretrizes técnicas e regionais do setor. O diagnóstico ajudará a Empaer a implementar estratégias de ação com foco a fortalecer a atividade nos municípios da regional.
Diferentes temas serão tratados durante o encontro como a alimentação do rebanho e produção de leite; recuperação e reforma de pastagem; suplementação alimentar na seca; instalações para gado leiteiro; características e manejo genético do rebanho leiteiro; higiene na ordenha, armazenamento e qualidade do leite, sanidade do rebanho.
Profissionais da empresa de pesquisa apresentarão a realidade das cidades onde a criação de gado leiteiro é atuante. “A cadeia está em desenvolvimento mas é um setor que ainda pode ser estimulado. Temos que melhorar a qualidade do leite, a sanidade dos animais, a pastagem para termos matrizes de bom desempenho”, declarou Waneska Kuviatz, agrônoma na regional Sinop.
Por meio do diagnóstico, explica a profissional, a Empaer terá condições de identificar pontos deficitários e corrigí-los. Na região Norte a instalação de fábricas nos próximos anos deve favorecer a pecuária leiteira. A Empaer não confirma o volume de leite produzido.
(Atualizada às 13h56)