Podem começar em julho de 2010 as obras da usina hidrelétrica que será implantada no rio Teles Pires entre Colíder e Itaúba, que terá capacidade para gerar 342 megawats, superior a de Manso, que registra pouco mais de 210 MW. A “base” deve ficar a cerca de 30 quilômetros de distância de Itaúba (90 km de Sinop), onde em 14 de novembro haverá audiência pública para apresentação do projeto. O relatório de impacto ambiental foi aprovado. De acordo com o prefeito Raimundo Zanon, a licitação para definir a empresa ou consórcio responsável pelo empreendimento pode ocorrer ainda em dezembro.
Quando a usina estiver em funcionamento, a cidade está na lista das contempladas com royalties. “Ainda não se tem uma ideia de quanto seja mas a cifra é bem grande porque teremos mais de 70% de nossa área alagada”, declarou o prefeito, em entrevista ao Só Notícias.
Estima-se serem gerados aproximadamente três mil empregos direta ou indiretamente. “Itaúba será a maior beneficiada. O dinheiro vai rodar e movimentar a cidade”, acrescentou Zanon. Colíder e Nova Canaã do Norte também serão atingidas pela obra.
No dia 15 de outubro haverá audiência para apresentação do projeto em Colíder.
(Atualizada às 10h30)