A greve dos bancários, deflagrada na última semana, mantém-se parcial no Nortão. Em Sinop, o rodízio entre os estabelecimentos continua e nesta segunda-feira não haverá atendimento no HSBC e Bradesco Tarumãs. Oito agências e uma cooperativa de crédito estão atendendo normalmente. Semana passada, outras agências haviam interrompido o serviço. O uso de caixas eletrônicos continua acessível para a população.
Em Sorriso, de acordo com o sindicato, houve adesão por bancários da Caixa Econômica Federal. Não está descartada que demais agências também sigam ao movimento neste município.
Em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, Só Notícias apurou que todas as agências funcionam normalmente.
A categoria cobra aumento salarial de 10%. Pleiteam ainda participação nos lucros e resultados de três salários mais R$ 3.850, valorização de pisos salariais, contratação da remuneração total, inclusive com incorporação dos valores aos salários e reflexo em todos os direitos (13º e aposentadoria), bem como outros itens.
Hoje bancários reúnem-se na sede do sindicato em Cuiabá para avaliar o movimento grevista. “A greve será mantida até que os bancos apresentem propostas dignas para os bancários. Não podemos permitir que os Bancos continuem cometendo abusos contra os bancários e a população. Estamos lutando por mais contratações, melhores condições de trabalho. A população merece ser atendida por trabalhadores que são valorizados no emprego”, afirma o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro em Mato Grosso, Arilson da Silva, por meio da assessoria.
(Atualizada às 10:03h)