Quem pretende viajar no final do ano pagará menos neste ano do que em 2008. Com a demanda menor, devido à crise, e a queda do dólar, os pacotes de viagem ficarão mais baratos, conforme revelou a Abav Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagem).
Para se ter uma ideia, no primeiro semestre do ano, foi verificada queda de até 40% no preço dos pacotes, frente ao mesmo período do ano passado, o que deve se sustentar até o final deste ano.
A associação aconselha os consumidores que pretendem viajar a adquirir o pacote logo. "Quanto mais antecipada a procura pelos pacotes de final de ano, mais barato o consumidor paga. Quanto mais próximo do Natal, mais caro. Por isso, o consumidor deve se programar com antecedência, se quiser ter valores bem mais em conta do que os oferecidos para a temporada", diz a Abav.
Destinos
Por conta da gripe A e do inverno que se aproxima nos Estados Unidos e na Europa, a aposta do setor é de que os destinos nacionais serão os mais procurados no final do ano, principalmente o Nordeste.
"Mas também não acreditamos que consumidores que estão acostumados a viajar para o exterior deixariam de aproveitar os descontos, devido à queda do dólar".