PUBLICIDADE

Município de MT é campeão em financiamentos do Pronaf

PUBLICIDADE

Dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário mostram que quase setenta por cento dos alimentos que chegam diariamente à mesa dos brasileiros vêm da agricultura familiar. O Programa Safra Mais Alimentos foi criado em julho de 2008, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, com a proposta de ampliar a oferta de alimentos no país, por meio do aumento da produção e da produtividade da agricultura familiar.

O Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar), através de uma linha de crédito facilitada, permite o acesso ao crédito aos agricultores que devem produzir em assentamentos rurais da Reforma Agrária ou estar enquadrados em uma das três faixas de renda mais baixas estabelecidas pelo Pronaf.

Em Querência, segundo o funcionário do Banco do Brasil, Bruno Alves, o município foi campeão nacional em contratação de Pronaf Mais Alimentos, totalizando 184 operações no valor de R$ 17 milhões destinados a investimentos em maquinários e correção de solos na safra 08/09.

Segundo Bruno, para ter acesso ao crédito, “o agricultor deve estar com o CPF regularizado e as condições de acesso ao Crédito Pronaf, formas de pagamento e taxas de juros correspondentes a cada linha são definidas, anualmente, a cada Plano Safra da Agricultura Familiar, divulgado entre os meses de junho e julho”, explicou Bruno.

De acordo com o superintendente regional do Incra, Willian Sampaio, outro estímulo aos produtores assentados para promoção da recuperação florestal, tanto em Áreas de Preservação Permanente (APPs) como em áreas de reserva legal, e para implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF) virá através do programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES).

Segundo ele, o ATES vai atingir todas as 1.380 famílias assentadas pela instituição no município, sendo que 628 delas já começam a serem atendidas em outubro próximo através de convênio firmado com a Empaer. As demais serão atendidas por meio de convênio a ser firmado com a prefeitura. “Não só em Querência, mas em todos os 20 municípios a serem atendidos pela Operação Arco Verde, iremos garantir assistência técnica através do ATES a todas as famílias assentadas”, afirmou Sampaio.

A garantia de assistência técnica foi um dos compromissos assumidos pelo Incra com o município de Querência em decorrência da realização do Mutirão Arco Verde Terra Legal. O Incra se comprometeu, ainda, a promover o georreferenciamento em todas as parcelas dos assentamentos visando à concessão do Contrato de Concessão de Uso (CCU) para posterior emissão do título definitivo de propriedade da terra.

Além do Pingo D’Àgua e Brasil Novo, os assentamentos implantados no município são Coutinho União, São Manoel e Canaã I. Eles ocupam uma área de 101 mil hectares e a principal atividade econômica é a criação de gado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE