Para garantir ampla estrutura mobiliária e hoteleira em Cuiabá na Copa do Mundo de 2014 representantes do setor de construção e demais autoridades se reuniram nessa quinta-feira (30.07) com o governador do Estado, Blairo Maggi. A reunião foi no gabinete do governador e contou com a presença do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT), Luiz Carlos Richter Fernandes.
A exemplo das reuniões que seguem com representantes de todos os Poderes visando a união para a Copa, desta vez o Governo quer a contribuição do setor para o evento e entende que os serviços devem ser executados preferencialmente por empresas do Estado a fim de fomentar a economia local. “Com o advento da Copa do Mundo em Cuiabá teremos várias frentes de trabalho, com destaque para a construção civil. Contamos com a parceria do Sinduscon nesse processo de transformação pelo qual passará a Capital de Mato Grosso”, salientou o vice-governador Silval Barbosa.
Richter disse que o setor está pronto para apoiar o Estado nesta empreitada. "Nós temos disposição em contribuir. Agora precisamos de um planejamento para a colocação destes imóveis", disse o presidente do Sinduscon, ao explicar que é preciso uma apresentação por parte dos governos Estadual e Municipal dos locais onde promover esse desenvolvimento, pois, o mesmo precisa ser ordenado a fim de garantir a ocupação e a mobilidade.
Um dos pontos discutidos também foi a questão da mão-de-obra. Richter falou da necessidade de reunir empresas privadas, Sesi, Senai, para investimentos em qualificação de pessoas. Ele disse ainda que as empresas de Mato Grosso também têm interesse no edital de licitação para a construção do novo Estádio Governador José Fragelli (Verdão) para a Copa do Mundo de 2014.
Também participaram da reunião os secretários chefe da Casa Civil e de Comunicação, Eumar Novacki, de Infraestrutura, Vilceu Marchetti, de Turismo, Yuri Bastos Jorge, de Planejamento, Yênes Magalhães, de Fazenda, Eder Moraes, e membros da diretoria do Sinduscon-MT.