Começou domingo e vai até quarta-feira (29) em Barcelona, Espanha, o congresso mundial das cooperativas de crédito. Organizado pelo VOCCU (Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito) reúne lideres representantes da África e Oriente Médio, Ásia e Pacifico do Sul, Europa, Caribe, América Latina, Canadá e Estados Unidos.
O Brasil que conta com uma cadeira no conselho e que é ocupada pelo Sicredi através do presidente da Sicredi Participações, Manfred Dasenbroch, também participa deste importante evento Internacional.
Integra a comitiva Brasileira composta por executivos, presidentes de cooperativas, presidentes de centrais cooperativas e outras lideranças o conselheiro da Sicredi Ouro Verde MT, Vilson Gonzáles Kirst. A Sicredi Ouro Verde MT ganhou o direito de participar do maior congresso mundial de cooperativas de crédito por ter cumprido em 2008 todas as metas estabelecidas pelo Sistema Sicredi. Após o presidente da cooperativa abrir mão da viagem em virtude de também representar o Brasil em missão internacional, em agosto, o conselho se reuniu e definiu o nome do conselheiro Vilson Kirst para representar a Sicredi Ouro Verde MT neste que é o maior evento do mundo voltado para as discussões que envolvem as cooperativas de Crédito.
Além de Barcelona na Espanha, a comitiva Brasileira completou sua missão na Itália e França. Hoje o Brasil é referência no cooperativismo de crédito. Antes só se ouvia falar no Canadá, Estados Unidos e França”, comentou Pete Crear, presidente do WOCCU, ao destacar a participação do Brasil no evento. O WOCCU tem sede nos EUA e congrega basicamente as cooperativas das Américas. Atualmente, um dos focos da entidade é ampliar os horizontes para países do Oriente com o objetivo de aumentar a rede de participantes deste conselho. O perfil do segmento e as alternativas para crescimento das cooperativas de crédito nos vários mercados mundiais fizeram parte dos debates durante congresso.