O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) está com inscrições abertas para o processo seletivo de 150 vagas gratuitas em sete cursos técnicos da instituição: Automação Industrial, Técnico em Alimentos, Processamento de Grãos, Mecatrônica, Eletrotécnica, Eletromecânica e Segurança do Trabalho. A prova ocorrerá no dia 01 de agosto, em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop, onde também serão realizados os cursos. As inscrições são gratuitas e vão até amanhã (29).
“É uma alternativa para quem busca uma carreira, com inserção mais rápida no mercado de trabalho”, avalia a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento em Educação Técnica e Tecnológica do SENAI-MT, Suely Catharino. Segundo ela, a exigência do estágio profissional supervisionado nos cursos é um dos fatores que merece destaque. “É uma porta que se abre no mundo do trabalho. Um bom estagiário tem grandes chances de ser contratado, pois recebe atenção específica de docentes e supervisores das indústrias”, diz.
Além das 150 bolsas gratuitas, os cursos contam ainda com outras 170 vagas para pagantes, totalizando 320 oportunidades. A novidade fica por conta dos cursos de Mecatrônica, Automação Industrial e Processamento de Grãos, inéditos no Estado. No primeiro, o profissional trabalha a instalação, operação, manutenção e supervisão de equipamentos mecatrônicos – que integram as tecnologias da mecânica, eletrônica e informática.
Já na Automação Industrial, o estudante recebe orientações quanto à manutenção, medições, testes e calibrações de sistemas de controle e automação. No curso técnico de Processamento de Grãos, o profissional é qualificado para todo o processo de movimentação de grãos, que vai desde a recepção e seleção até o armazenamento e distribuição do produto.
Em Sinop, pela primeira vez, a unidade do Senai oferece cursos de educação profissional de nível técnico. O curso técnico em Eletrotécnica proporciona competências e habilidades para a elaboração de projetos e execução de instalações elétricas residenciais e industriais; supervisão, execução, inspeção e controle de manutenção em sistemas de instalações elétricas. “A demanda por um curso técnico em Sinop demonstra o aprimoramento das indústrias locais, que exigem profissionais cada vez mais qualificados”, destaca o gerente do Senai-Sinop, Rubens de Oliveira.
Destinado ao público de baixa renda, o processo seletivo das bolsas gratuitas ocorrerá simultaneamente em todas as cidades onde ocorrerão os cursos. Para participar, o candidato deverá ser maior de 16 anos e ter concluído o ensino médio. A lista dos aprovados será divulgada no dia 05 de agosto, nas unidades do Senai-MT e no site
PUBLICIDADE
Senai tem 7 cursos técnicos gratuitos em Sinop e Rondonópolis
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE