O sistema de acompanhamento estatístico-gerencial do seguro-desemprego (SAEG) do Ministério do Trabalho e Emprego aponta que 2.877 trabalhadores sinopenses requereram o benefício do seguro desemprego no período entre janeiro a maio deste ano. Os dados foram atualizados recentemente. Os meses com mais pedidos correspondem aos meses de janeiro, com 605 requerentes, 600 segurados e 594 beneficiários e, março, com 761 requerentes, 749 segurados e 732 beneficiários.
Fevereiro foi o mês com menor número de solicitações pelo benefício. Foram 469 requerentes, 463 segurados e 440 beneficiários. O seguro-desemprego, de acordo com o Ministério, é um benefício integrante da seguridade social, garantido em lei, e tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa. Geralmente, o valor pago é de um salário mínimo.
Os números deste ano são semelhantes ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados, em cinco meses, pouco mais de 2,5 mil requerentes, 2,5 mil segurados e, 2,4 mil beneficiários.