O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística definiu, parcialmente, a agenda de reuniões nas cidades da regional Sinop para tratar da instalação das comissões censitárias que acompanharão o trabalho de contagem da população ano que vem. Ao todo, 13 – dos 27 municípios – já têm data para os debates. A rodada inicia por Santa Carmem, no próximo dia 14, a partir das 9h.
No dia 15 (manhã) será a vez de União do Sul. À tarde, de Marcelândia; no dia 16 serão Nova Santa Helena (manhã) e Itaúba (tarde); dia 20 Colíder (manhã) e Nova Canaã do Norte (tarde); dia 21 Nova Guarita (manhã) e Terra Nova do Norte (tarde); dia 22 Peixoto de Azevedo (manhã) e Matupá (tarde); dia 23 Guarantã do Norte (manhã) e Novo Mundo (tarde).
Os grupos serão constituídos por representantes da sociedade civil organizada, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, associações, sindicatos e demais envolvidos. A estimativa era iniciar por Sinop as discussões. No entanto, uma reunião entre o prefeito Juarez Costa e o IBGE ainda deve ser confirmada.
Por meio das comissões o IBGE terá parceiros que possam intermediar o contato direto entre o órgão e o cidadão. A regional Sinop será dividida em subáreas (Alta Floresta, Colíder, Matupá, Juara, Cláudia e Sinop) para descentralizar os trabalhos. Desta forma, um servidor do próprio instituto será responsável por assistir as comissões nestes polos.