O Sine – Sistema Nacional de Empregos- recebeu em maio 722 pedidos de seguros desempregos, representando queda de 26% em relação a abril, quando houve 976 (maior número desde janeiro). De acordo com o levantamento, de janeiro a maio deste ano 3.042 trabalhadores que perderam seus empregos foram requerer o benefício. Só Notícias apurou que, no mesmo período do ano passado, foram 1.368 e, em 2007, 901.
O pedido de seguro pode ser considerado um termômetro do desemprego no município em determinado período. É um benefício -em média no valor de um salário mínimo- integrante da seguridade social e tem como finalidade dar assistência financeira temporária (normalmente de um salário) ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.
Ainda de acordo com o Sine, em maio 1.563 pessoas foram atendidas. 735 foram buscar vagas no mercado de trabalho e apenas 12 tinham perfil para as funções nas empresas que estavam contratando. Houve 260 emissões de carteiras de trabalho. Desde janeiro, pouco mais de 6,6 mil trabalhadores foram atendidos no Sine do município.