A viabilização de novas rotas de comércio tem despertado o interesse dos empresários que visualizam o mercado internacional como alternativa viável para a expansão dos negócios. Como uma das principais apoiadoras de iniciativas voltadas às discussões de valorização do comércio exterior, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Conselho Temático de Integração Internacional (Coini) e Centro Internacional de Negócios (CIN), promove o ‘Seminário Internacional de Logística entre a Região de Tarapacá (Chile) e Mato Grosso’, nesta quarta-feira, a partir das 9h, na sede da instituição.
O evento apresentará os serviços logísticos da região chilena disponíveis para melhorar o comércio exterior brasileiro, em especial com o Estado de Mato Grosso, com o objetivo de fomentar o intercâmbio comercial e tecnológico entre ambos. “É uma oportunidade única para estreitar contatos. No seminário estarão reunidos os principais dirigentes dos portos marítimos e terrestres em torno da região, para discutir uma nova rota de comércio a fim de definir possibilidades de exportação e importação não só com Chile, mas também com os países asiáticos pelo oceano Pacífico”, avalia o presidente do Coini, Serafim Carvalho Melo.
Além de representantes do governo de Tarapacá, estarão presentes no seminário dirigentes da Câmara de Comércio, Zona Franca, empresa portuária e terminal internacional de Iquique (Chile) e de empresas atuantes na região, responsáveis pelos trâmites logísticos locais, como a Agência Marítima Ultramar, a Bahia Logística Zona Franca, a Agência Aduaneira Rafael Rodrigues e Armazéns Varitek. “Conhecer as possibilidades comerciais entre Mato Grosso e países latino-americanos abre as portas para a conquista de novos mercados. A exemplo do Chile, o interesse passa a ser mútuo. Se há viabilidade de exportar produtos pela nova rota, há também o aquecimento das importações de produtos para incrementar nosso parque industrial”, pontua a coordenadora do CIN, Gabriela Fontes. As inscrições para o evento são gratuitas.
PUBLICIDADE
Chile: nova rota de comércio pode melhorar negócios com Mato Grosso
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE