Técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária retornam para Sinop, mais uma vez, onde devem definir, com a prefeitura, a área onde o centro de pesquisas, estimado em R$ 12 milhões, será instalado. A direção geral da Embrapa em Mato Grosso deve ficar a cargo de João Flávio Velozo Silva, da Embrapa Soja de Londrina (PR). Além dele estarão no município outros pesquisadores que também ficarão lotados em Sinop. O assunto já se tornou tema de reuniões da classe política do Estado nos últimos meses. A prefeitura estuda viabilizar uma área nas proximidades do aeroporto João Figueiredo.
Em maio, na capital, o prefeito Juarez Costa, o governador Blairo Maggi, deputados federais e senadores estiveram tratando da implantação do centro. Na ocasião o governador ressaltou que o Estado não dispõe de recursos para aproximadamente mil hectares pleiteados.
Por outro lado, o prefeito Juarez Costa aponta para uma permuta inicial de 300 hectares. A prefeitura tem uma área vizinha a que está sendo plenajeada para a Embrapa e fica ao lado do aeroporto. A intenção é fazer uma permuta e, posteriormente, negociar a segunda etapa com fazendeiros, que são de Primavera do Leste, e chegar aos mil hectares. O prefeito argumenta que os 300 hectares comportariam as primeiras atividades do centro de pesquisas. Os valores da negociação não foram informados e a Embrapa quer definir a área e documentação logo para o projeto técnico ser concluído até o final do ano e as obras iniciarem em 2010.
(Atualizada às 11:50h)