Os trabalhadores da construção civil e do mobiliário de Nova Mutum passaram a contar com uma entidade representativa da classe. Trata-se do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de São José do Rio Claro e região – STICOM. Situações que não vinham sendo levadas em consideração pelas empresas do segmento vão exigir atenção. De acordo com a vice-presidente Raquel Ferreira dos Santos, neste primeiro momento está se trabalhando para associar os trabalhadores. “O órgão acompanhará cálculos trabalhistas, homologações e prestar informações trabalhistas”, explicou.
Segundo ela, nos primeiros dias no município uma série de irregularidades já foi constatada. “As principais situações dizem respeito a contratações de trabalhadores sem o devido contrato ou registro em carteira e falta de recolhimento das obrigações trabalhistas. Muitas empresas também não disponibilizam equipamentos de segurança ou quando disponibilizam não fiscalizam a sua utilização”, disse. Segundo Raquel, contatos estão sendo mantidos com objetivo de orientar os empregadores para corrigir essas situações.
O STICOM foi fundado em 1993 em São José do Rio Claro, que na época era um pólo regional. “Como as cidades vizinhas tomaram a frente no processo de desenvolvimento, a exemplo de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, estamos estendendo para as mesmas postos de atendimento”, explicou Raquel. O sindicato também abrange os municípios de Diamantino, Nova Maringá, Brasnorte e Campo Novo do Parecis.