Um levantamento realizado pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto apontou para uma situação preocupante e que tem despertado a atenção do poder público municipal. A inadimplência acumulada nos últimos quatro anos (2004-2008) referente aos serviços de distribuição de água tratada às residências ultrapassou os R$ 400 mil. O volume total que a autarquia tem a receber chega a R$ 460 mil.
Pelos cálculos do SAAES foram aproximadamente três mil consumidores que tiveram o fornecimento de água interrompido no período. De acordo com o diretor Juventino Silva, há inadimplentes procurando o serviço autônomo para regularizar as pendências. No entanto, os números ainda são pouco expressivos. Os valores devidos variam e há casos, segundo Silva, em que um único estabelecimento comercial precisar pagar cifras expressivas.
“Hoje a nossa inadimplência está na faixa de 2,5%, ou seja, 570 clientes que ficam sem pagar as contas por mês e têm os serviços interrompidos”, declarou o responsável, ao Só Noticias. Dados compilados pelo SAAES apontam a existência de 5,5 mil clientes suprimidos. Isto é, que ficaram sem usufruir dos serviços por não terem quitado seus débitos ou também por decisão própria. “O cliente suprimido tem a opção [de ter água tratada]. Alguns não voltaram porque não querem ter água por não ter uma vasão boa”, acrescentou Silva.