PUBLICIDADE

Exporriso: artesanato mato-grossense vai ser apresentado em Sorriso

PUBLICIDADE

Peças de madeira, argila, tecidos coloridos e produtos recicláveis são apenas uma amostra do que será exposto nos próximos dias em Mato Grosso. Este ano, artesãos de todo o Estado terão a oportunidade de divulgar os seus trabalhos nas feiras agropecuárias mato-grossenses. A primeira cidade contemplada é Sorriso.

Ao todo, serão 2.074 produtos, de 290 artesãos, vindos de cinco pólos e 11 municípios do Estado, presentes na 22ª Exporriso, que começa amanhã. Eles representam cinco associações de artesãos, uma cooperativa e 18 núcleos de produção artesanal.

O trabalho inovador faz parte do Programa de Artesanato Mato-grossense (Cipam), da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). O secretário de Estado, Pedro Nadaf, enfatiza que a ideia é levar os produtos de todos os cantos do Estado para os eventos municipais. "Queremos divulgar o trabalho desses artesãos, aumentar suas vendas, proporcionando uma maior renda, gerando emprego e estimulando o crescimento da produção".

De acordo com a coordenadora e gestora do Cipam, Elvira Leite, para ter seu produto divulgado nos municípios, os artesãos devem estar cadastrados no Cipam e no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Durante os eventos, uma equipe treinada estará responsável pela montagem do espaço e exposição dos produtos. Na oportunidade, o grupo também irá cadastrar os artesãos das regiões visitadas, que ainda não possuem o cadastro do programa no Estado.

Desde 2005 o Cipam é de responsabilidade da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). Desenvolve ações em todo o Estado, por meio de assistência e cooperação técnica; cadastramento de entidades não governamentais (associações e cooperativas) parceiros e recursos humanos com experiência e qualificação sobre o setor; cadastramento do artesão para emissão da Carteira de Identidade do Artesão, reconhecida pelo MDIC; capacitação, participação e divulgação em feiras e eventos regionais e nacionais.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE