PUBLICIDADE

Empresários de Mato Grosso vão analisar alternativas de negócios com a África

PUBLICIDADE

Empresários mato-grossenses terão a oportunidade de participar de uma missão para quatro países da África Subsaariana: Nigéria, Gana, Senegal e Guiné Equatorial, de 7 a 12 de junho. O objetivo é promover o aumento do comércio e dos investimentos brasileiros na região, assim como explorar possibilidades de cooperação entre os setores produtivos brasileiros e africanos. A ação é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os empresários mato-grossenses podem se inscrever até o dia 4 de maio.

 

A missão será liderada pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. “Em um contexto de crise mundial, a idéia de somar esforços entre diferentes órgãos do governo federal veio da necessidade de uma ação mais incisiva junto ao setor privado, de modo a maximizar resultados e prover ao empresariado uma oportunidade ímpar para promoção dos produtos brasileiros no exterior”, diz o ministro. As economias do Brasil e dos quatro países da África apresentaram taxas expressivas de crescimento em 2008 – média acima de 6% -, e a expectativa de organismos internacionais é de que o ritmo de crescimento seja mantido esse ano devido à relativamente baixa exposição à crise econômica mundial. 

O comércio bilateral entre os países passa por expansão, com a corrente comercial registrando aproximadamente US$ 2,1 bilhões no período janeiro-dezembro de 2008, o que representa uma ampliação de 3,4% em relação ao mesmo período de 2007. O perfil da pauta de exportações para esses países continua dominado por produtos de baixo valor agregado, a despeito do potencial de aceitação de bens manufaturados e serviços num mercado consumidor de cerca de 184 milhões de habitantes. “Deve-se ressaltar o potencial de aceitação dos produtos fabricados no Brasil como substituto de concorrentes de outros países, revelado em histórias de sucesso de empresas brasileiras na região. Entre os setores, destacam-se alimentos e bebidas; máquinas e equipamentos; tecnologia da informação; têxteis; calçados; energia; defesa; infra-estrutura; e mineração”, informa.

Durante a missão será promovida a ‘Exposição Brasil Agri-Solutions’, feira exclusivamente brasileira dos setores de máquinas e implementos agrícolas, máquinas e equipamentos para biocombustíveis e alimentos industrializados. A feira terá como público-alvo autoridades e empresários de toda a região do oeste da África. No dia 9 de junho ocorrerá o ‘Fórum Brasil-África Subsaariana: Empreendedorismo para o Desenvolvimento’, em Dacar, no Senegal. O evento, que contará com a presença de autoridades de governo e empresários dos países africanos, terá como finalidade identificar oportunidades de cooperação e de negócios nos setores de agronegócio, biocombustíveis e tecnologia da informação/inclusão digital.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE