A Conferência Estadual pelo Trabalho Decente deixou sinais de bons frutos no futuro para Mato Grosso. A implementação da Agenda do Trabalho Decente, com metas acordadas entre trabalhadores, empregadores e poder público, buscando a redução das desigualdades sociais, o respeito às leis trabalhistas e a melhoria das condições de vida da população, envolve a busca por novas alternativas de trabalho e emprego e parcerias para desenvolvê-las.
A afirmação foi feita na última sexta-feira pelo secretário em exercício da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, ao receber, em seu gabinete, o representante brasileiro da empresa britânica de consultoria BRE British Research Establishment, Orivaldo Barros, acompanhado do superintendente da Superintendência Regional de Trabalho em Mato Grosso, SRT-MT, Valdiney Arruda.
Na reunião, o consultor Orivaldo explicou o trabalho da BRE, que desde 1919, dedica-se à área da construção, realizando consultorias voltadas ao uso de novas tecnologias para promover o desenvolvimento sustentável e ao longo desses anos ajudou a desenvolver projetos inovadores em países como Inglaterra, Escócia, Irlanda, China e Dubai.
Além de construção, a BRE trabalha em áreas como transporte, manufatura, eletrônica, energia e agricultura. A missão da empresa é promover o uso de novas tecnologias para a sustentabilidade. “Também fazemos gerenciamento de risco de projetos em todas essas áreas. A ideia é trazer todo esse conhecimento para Mato Grosso”, sintetizou Orivaldo.
O consultor deve voltar a Mato Grosso nos próximos meses para uma nova reunião com empresários e o Governo do Estado. O secretário José Rodrigues afirmou que Mato Grosso tem todas as condições para se tornar um pólo de sustentabilidade. “Podemos ser referência para o país e para o mundo. O potencial dos chamados empregos verdes e as oportunidades de negócios e empregos por eles proporcionadas são imensas”, enfatizou Rodrigues.