A APAE – Associação de pais e Amigos dos Excepcionais- deve apresentar, nos próximos dias, o resultado da Campanha Soja APAE 2009, realizada durante o mês passado. A presidente da instituição, Sebastiana Favreto adiantou hoje, ao Só Notícias, que foram arrecadadas 1.883 sacas de soja e mais R$ 8,5 mil. A aplicação dos recursos já está definida: aquisição de um microônibus para o transporte dos alunos.
A campanha foi lançada em janeiro e o recolhimento da soja aconteceu em fevereiro. Preliminarmente integrantes da APAE ligaram para os fazendeiros explicando os motivos da campanha. Diante de uma resposta positiva um caminhão deslocava-se até a propriedade para fazer o carregamento. “Agora vamos vender essa soja e usar o dinheiro para o fim proposto”, explicou Sebastiana. Segundo ela, muitos agricultores preferiram fazer as doações em dinheiro e isso será feito agora nos primeiros dias de abril.
O microônibus que pretende ser adquirido pela APAE é adaptado para o transporte de alunos especiais. Estudam na Escola Especial Sonho e Esperança 52 alunos, divididos em dois turnos. Hoje, o transporte é feito por um veículo Kombi, que devido ao tamanho, não consegue levar ou trazer todos de uma única vez, além provocar transtornos na hora de embarque e desembarque.