O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), firmou nesta terça-feira o convênio do programa Indústria em Ação 2009. A assinatura aconteceu durante a reunião dos representantes estaduais com o segmento industrial na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). Os investimentos chegam a R$4,95 milhões.
Composto por nove convênios, o Indústria em Ação 2009 tem como objetivo desenvolver as atividades industriais, visando formação profissional continuada e a qualificação da mão-de-obra do setor. Com recursos do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado de Mato Grosso (Fundeic), o programa qualificará 6.760 trabalhadores, fortalecendo o sistema por meio dos sindicatos.
De acordo com o secretário Pedro Nadaf, a assinatura reafirma os acordos feitos no ano passado, que contribuem para a melhoria da mão-de-obra no Estado, por meio da construção de centros tecnológicos e treinamentos de capacitação profissional. “Temos resultados positivos e, com isso melhoramos o nível industrial do Estado. Ainda teremos outros acordos para serem firmados este ano”. O convênio conta com a participação também do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Fiemt.
Durante a reunião com o segmento industrial, Nadaf aproveitou para atender a reivindicação do presidente do sindicato das Usinas de Álcool de Mato Grosso (Sindalcool), Piero Parini, que cobrou do governo a presença de um alcoolduto no Estado.
Segundo o secretário, o Grupo Brenco apresentou um projeto de criação de um poliduto em Mato Grosso, que irá beneficiar não só as indústrias da empresa, como também outras usinas da região. “Nós recebemos os executivos da Brenco nesta segunda-feira. Eles apresentaram o projeto do poliduto que terá capacidade de transportar oito milhões de metros cúbicos de etanol, por ano. A previsão é que a obra fique pronta em outubro de 2011”, destaca Nadaf.