O número de inclusões no Sistema de Proteção ao Crédito aumentou cerca de 30% no comércio sinopense, mês passado, se comparado com o mesmo período do ano passado e, quase 40% quando comparado com janeiro deste ano, segundo aponta o levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas. No mês passado, foram 2.329 registros de contas atrasadas que as empresas comunicaram para a CDL e os devedores foram parar na lista do SPC. Em janeiro, foram 1.665 casos. Já em fevereiro do ano passado, 1.779. Conforme Só Notícias informou, o número não corresponde a quantidade de pessoas com débitos, pois um consumidor pode estar devendo em lojas distintas.
Por outro lado, muitos consumidores pagaram débitos vencidos e sairam da lista negra do crédito. Foram 1.149 mês passado. Só Notícias apurou que houve aumento nas regularizações em em relação a janeiro, quando foram 985. Mas, se comparado a fevereiro de 2008, houve diminuição. Na época, foram 1.185 regularizações.
No mês passado, as empresas dos mais variados segmentos fizeram 12,4 mil consultas ao SPC antes de venderem à prazo e, 4,5 mil ao cheque. Neste ano, as consultas totalizam 23,8 mil e 8,5 mil respectivamente.