Representantes de treze países do bloco europeu confirmaram participação na comitiva que visita Mato Grosso entre os próximos dias 26 a 28. A agenda dos embaixadores inicia por Cuiabá, passa por Sapezal, Aldeia dos Parecis, encerrando em Alta Floresta. Neste município o tema sustentabilidade norteará as discussões com o poder público e representantes de diferentes segmentos da economia.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Irene Duarte, o intuito é apresentar ao grupo europeu as ações desenvolvidas na região de Alta Floresta (Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Apiacás) visando atrair investimentos do bloco econômico.
A reunião de trabalho está agendada para 10h no Ceprotec, com setores representativos convidados. “Eles querem conversar a respeito do desenvolvimento sustentável da região e também sobre a conservação. Neste momento, querem apoiar as iniciativas”, declarou, a secretária, ao Só Notícias. Entre as seis cidades a faixa habitacional aproxima-se dos 120 mil moradores.
A secretária acrescenta que países do bloco europeu já reverteram para Alta Floresta recursos para implantação de uma indústria de resíduos sólidos, beneficiando a região. Devem integrar a comitiva membros da Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Finlândia, França, Hungria, Itália, Polônia, República Tcheca, Portugal, Países Baixos (Holanda), Suécia e Bulgária.
De acordo com a Secretaria da Casa Militar, no dia 26 os europeus desembarcam no Estado e terão audiência na Assembleia Legislativa com o presidente José Riva, na Federação da Agricultura (Famato) e depois com o governador Blairo Maggi. De Cuiabá os integrantes dirigem-se para Sapezal, onde passarão a noite.
No dia 27, os membros conhecem o modelo de produção em Sapezal, o funcionamento da cadeia agrícola, a preservação ambiental, produção sustentável. De Sapezal a comitiva se dirige para a aldeia dos Parecis. No dia 28, estará em Alta Floresta. Após o almoço, parte do grupo retorna para Brasília, e, a outra, visita o Parque do Cristalino.