Pesquisa realizada pela Fundação Procon de São Paulo mostra que as taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física caíram pela terceira vez consecutiva. O levantamento foi realizado no dia 3 de março com dez instituições financeiras. No caso do empréstimo pessoal, a queda foi de 0,09 ponto percentual, e no cheque especial, de 0,01 ponto percentual.
As institutições pesquisadas foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.
Para empréstimo pessoal, a taxa média praticada pelos bancos foi de 5,80% ao mês, contra os 5,89% cobrados em fevereiro. Já a taxa média do cheque especial passou de 9,18% para 9,17% ao mês.
Segundo o Procon, a maior redução dos juros de empréstimo pessoal foi verificada no Banco Real, 7,35% ao mês, em fevereiro para, 6,36% em março, o que representa uma queda de 0,99 ponto percental. Entre os bancos pesquisados, o HSBC foi o único que aumentou a taxa de juros, de 4,57% ao mês, em fevereiro, para 4,70% em março, um aumento de 0,13 ponto percentual.
Em relação ao cheque especial, o HSBC foi o único banco a alterar a taxa, de 9,57% ao mês, em fevereiro, para 9,47% uma redução de 0,1 ponto percentual.