Depois de tantas notícias ruins para o segmento pecuário, um possível alento. O Grupo JBS Friboi anunciou a contratação de até 5 mil pessoas no primeiro semestre deste ano. A informação foi encaminhada à Comissão de Valores Monetários (CVM) e é decorrente do bom resultado da empresa no início deste ano. No Estado o Friboi possui quatro plantas de abates de bovinos, localizadas Cáceres, Araputanga, Barra do Garças e Pedra Preta, que juntas têm capacidade para abater 4,150 mil cabeças por dia.
A boa notícia é limitada. A empresa ainda estudará quais as indústrias terão sua produção ampliada. Conforme a empresa, o objetivo é compensar parte de possíveis perdas dos produtores. A companhia afirma que a taxa de antecipação do pagamento para aquisição de animais à vista será reduzida. Passará de 4% para até 2% ao mês.
Apesar de não ter uma definição sobre a localização das plantas que terão suas atividades incrementadas, a empresa adianta que elas estão situadas em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. As ações adotadas pela empresa visam contribuir para o escoamento da produção, preservar os empregos gerados e fortalecer a cadeia produtiva.
Na avaliação do consultor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Luiz Carlos Meister, se a ampliação do Friboi for nas unidades já existentes é uma boa notícia. Ao contrário, se for aquisição de outras plantas, poderá acarretar em uma menor concorrência, o que reflete diretamente nos preços pagos aos pecuaristas.