PUBLICIDADE

MT Fomento anuncia linhas de créditos para municípios

PUBLICIDADE

Novidades para os municípios. A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), vinculada a Secretaria de Indústria e Comércio, Minas e Energia (Sicme) cria linha de crédito voltada exclusivamente para a concessão de financiamento em parceria com os municípios do Estado de Mato Grosso para atender os setores produtivos.

A MT Fomento é um instrumento de execução da política de investimento do Estado de Mato Grosso e com o Fundo de Desenvolvimento Municipal estará destinando recursos para a criação de emprego e renda, modernizando as estruturas produtivas, aumentando a competitividade estadual e a redução das desigualdades sociais e regionais.

Entre os objetivos da linha de crédito denominada “MTF – Município em Ação” estão a redução do índice de pobreza do município, conseqüentemente a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a geração de empregos e renda nos municípios.

As condições operacionais são acessíveis, com juros mais baixos. O prazo total é de 36 meses com carência de seis meses. Para se ter uma idéia, para valor até R$ 10 mil reais, a taxa é de 1,8 % ao mês e superior a esse valor a taxa é de 2,2% ao mês.

“O objetivo de não mexer com a taxa de juros é para fazer uma atuação forte na geração de emprego e renda sem afetar o cidadão”, explicou Arcleidy.

O Fundo já está disponível para os municípios. Vale ressaltar que a prefeitura é quem vai levantar a vocação econômica do município e dentro disso levantar as pessoas que necessitam de pequenos recursos seja para começar um negócio ou ampliar e modernizar um empreendimento.

A documentação com minuta do projeto de lei já foi encaminhado, segundo a MT Fomento, para 60 municípios. De acordo com as condições do município, a Câmara Municipal de cada cidade fará as adequações para criar uma lei própria e gerir o recurso.

O Estado ganha com o projeto, mas a população é a grande beneficiada. Entre as vantagens que o Fundo proporcionará estão o fortalecimento da Instituição nos municípios, a seletividade dos créditos concedidos, além de ter o envolvimento direto do Município na seleção das operações de crédito e a prefeitura fará o acompanhamento do crédito. “As vantagens para os municípios também serão amplas, como ter um diagnóstico das potencialidades da região, geração de empregos e renda, circulação de novos recursos financeiros e agregação de valor a matéria prima”, declarou Arcleidy.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso ofertam 142 vagas de empregos

As empresas sediadas na capital do agronegócio estão ofertando...

Norte Show 2025 em Sinop será lançada dia 21

A Acrinorte e o Sindicato Rural de Sinop lançam,...

Empresas de Nova Mutum contratam mais de 200 novos funcionários

Dezenas de empresas e indústrias confirmaram que tem 203...
PUBLICIDADE