Boa notícia para Sinop e Sorriso que estão entre as 10 maiores economias de Mato Grosso e registram, mês passado, resultado positivo na geração de empregos formais, ao contrário do cenário nacional onde houve milhares de demissões.
Só Notícias apurou no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho que Sorriso gerou 369 empregos. Em janeiro, as empresas contrataram 1.197 trabalhadores e dispensaram 828. A agropecuária e o comércio foram os que mais geraram empregos. As fazendas, onde ocorre a colheita da soja, contraram 276 pessoas. Os estebelecimentos comerciais contraram 144.
A construção civil e indústria de transformação não tiveram bom desempenho e demitiram mais que contrataram – 58 e 29 respectivamente.
Já em Sinop, Só Notícias apurou que foram 58 novas contratações. Foram 1.059 pessoas inseridas no mercado de trabalho e, por outro, o primeiro mês do ano teve 1.001 demissões. Os segmentos que mais contrataram foram empresas prestadoras de serviços e a agropecuária, com saldo de 43 e 41 respectivamente
As empresas prestadoras de serviços contrataram 234 e demitiram 191. O setor agropecuário fez 118 admissões e 77 demissões.
A construção civil, comércio e indústria de transformação fizeram, juntos, 27 demissões a mais que o número de contratações.