PUBLICIDADE

Agroindústrias de Mato Grosso devem receber mais investimentos

PUBLICIDADE

O presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Mato Grosso (Siamt), Marco Lorga, afirma que neste primeiro semestre os investimentos programados serão executados e que novos também serão contabilizados no Estado, porém, não na mesma proporção que ocorreu no ano passado. Ele considera que a maioria do aporte será voltado para a agroindústria, sendo que o destaque ficará para as unidades que operam com soja, rações e suínos.

Ele explica que as indústrias de alimentação correspondem às unidades que trabalham com arroz, soja, milho, frigoríficos e bebidas (que abrange água, refrigerante e cerveja). “No ano passado tivermos um consumo ascendente por alimentos e bebidas e nossa expectativa continua positiva para este ano. Ninguém previa o tamanho da crise e os investimentos que foram captados serão continuados e outros podem ficar para quando a economia se estabilizar um pouco mais”, considera Lorga ao acrescentar que os recursos que forem liberados pelos bancos oficiais e que já tinham um destino serão aplicados normalmente.

“No caso da alimentação é assim. As pessoas não param de comer como param de comprar roupas e outros produtos que podem deixar para depois. Por isso nosso setor está sempre aquecido, ora mais ora menos”. Ele diz que o sindicato tem informações de que algumas empresas reduziram o volume de produção, mas ainda não tem indícios de demissões.

Freio – Uma das empresas que está colocando o pé no freio e diminuiu o volume produzido é o frigorífico Anhambi. O proprietário do empreendimento, que também é presidente da Associação Mato-grossense de Avicultura (Amav), Aléssio Vilson Di Domênico, afirma que a escala sofreu queda, porém não informa o percentual. Ele diz que a decisão foi tomada porque os custos de produção aumentaram frente a uma demanda no mercado que ficou reprimida e que o momento é de cautela.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE